Nada desperta mais o interesse do público e dos empregadores em sistemas de bem-estar e saúde do que uma pandemia global. Durante a primeira metade de 2020, vimos uma explosão de discussões e considerações sobre o que significa ser saudável, o papel que todas as partes desempenham no bem-estar individual e comunitário e novas inovações que podem acelerar nossa jornada para uma sociedade focada em uma vida mais saudável.
No decorrer da pandemia da covid-19, a saúde digital se destaca. A telemedicina tem sido fundamental para diagnosticar e gerenciar os cuidados durante os estágios iniciais da disseminação do coronavírus; dados e mapeamento digital foram fundamentais para rastrear a propagação do vírus; e a atenção à saúde mental está no auge de todos os tempos devido às ansiedades e encargos da pandemia. Por quase qualquer medida, é seguro dizer que a saúde digital nunca foi tão importante quanto nos últimos meses.
Mas o que se pode esperar nos próximos meses e anos? A saúde digital, que há anos é apontada como uma solução emergente, pode finalmente ter entrado na corrente principal da indústria da saúde. 76% dos empregadores acreditam que a saúde digital energiza seus funcionários e 40% dos funcionários afirmam que as soluções de saúde digital são um fator para permanecerem com seu empregador atual, de acordo com nossa pesquisa Saúde sob Demanda. A questão é se os empregadores e os sistemas de saúde em todo o mundo abraçarão o digital ou voltarão às soluções tradicionais de saúde. Essa conversa acontece todos os dias na Mercer, onde trabalhamos com os clientes para desenvolver soluções de bem-estar dos funcionários e pacotes de benefícios em todo o mundo. Mas, em tempos extraordinários, convidamos especialistas da Mercer e influenciadores externos de mídia social para discutirmos o que está acontecendo na saúde digital agora e para onde está indo no futuro do trabalho. Abaixo estão 10 principais tópicos da conversa:
1. O mundo está mudando para o digital e a saúde também deve
A pandemia global está forçando os empregadores e adaptando-os a um novo cenário de negócios digitais. Milhões de trabalhadores tiveram que se adaptar a organizações que passaram a trabalhar remotamente da noite para o dia e os empregadores estão descobrindo que são capazes de se adaptar e inovar para ajudar sua força de trabalho a funcionar e prosperar nesses tempos sem precedentes. Embora os cuidados com a saúde sejam apenas uma parte dessa história, é vital que os empregadores tragam seus programas de bem-estar com eles na mesma transformação digital pela qual a experiência dos funcionários está passando. Como Glen Gilmore compartilhou, os empregadores devem recorrer à saúde digital para garantir uma continuidade de atendimento, se quiserem que os benefícios de seus funcionários tenham o mesmo impacto no novo ambiente de trabalho digital.
2. A disrupção está chegando aos cuidados de saúde
IA (inteligência artifical) e machine learning são palavras de ordem nos negócios há uma década e as ciências da saúde estão na linha de frente da aplicação da mais recente tecnologia nos problemas mais difíceis. Chegou a hora do resto do setor de saúde dar um salto no futuro digital aplicando a tecnologia em uma escala mais ampla. Jim Nostra apontou que a IA tem o potencial de transformar as interações médico-paciente e oferecer uma qualidade mais alta do atendimento geral. Como todos os setores e funções em todo o mundo estão combinando inteligência artificial com habilidades humanas para oferecer mais valor, é hora de a assistência médica fazer o mesmo.
3. As expectativas dos consumidores mudaram
Adotar a saúde digital é mais do que uma questão de acompanhar as mais recentes tecnologias e outros setores. Significa acompanhar as expectativas das pessoas. As interações digitais passaram de uma conveniência a uma necessidade nos últimos cinco anos e os consumidores agora esperam acesso a qualquer produto ou serviço por meio de uma plataforma digital. Considere como o banco digital transformou fundamentalmente o setor financeiro. Não é hora da mesma evolução chegar aos cuidados de saúde?
Como observou Tracy Watts, o mercado está maduro para soluções digitais de assistência médica que podem oferecer atendimento de qualidade com eficiência, e os provedores de assistência médica e os empregadores devem procurar ativamente maneiras de atender à demanda.
4. A saúde digital pode levar você a outras inovações
Mesmo que os programas de saúde e bem-estar dos funcionários estejam atrasados na jornada da transformação digital, eles têm tanta promessa quanto um laboratório para modernização e crescimento. As soluções de saúde digital dependem fortemente das mesmas ferramentas e conceitos vitais para proporcionar uma experiência moderna e envolvente para os funcionários (por exemplo, gamificação, construção de comunidade e personalização), para que a maioria dos empregadores esteja familiarizada com a melhor forma de alavancá-los em sua força de trabalho ou ansiosos para descobrir. Em nosso bate-papo, Amy Laverock, da Mercer, chamou a atenção para essa sobreposição e observou que algumas dessas ferramentas de engajamento podem ser mais eficazes do que incentivos financeiros.
5. A saúde digital ajuda a ganhar tempo
Seja em tempos normais ou durante uma pandemia, a única coisa que todo líder precisa mais é de tempo. Essa é uma das grandes promessas dos programas de saúde e bem-estar digital e é muitas vezes esquecida. Durante nosso bate-papo, Lisa Lint chamou a atenção ao fato de que um sistema de saúde integrado digitalmente economiza tempo ao acessar os cuidados, além de permitir maior flexibilidade e liberdade. O resultado é um melhor atendimento, menos tempo fora do trabalho, diminuição de desgaste e maiores taxas de sucesso.
6. A saúde digital pode fazer maravilhas pela cultura organizacional
A cultura é essencial para todo profissional de RH, mas muitas vezes é difícil disseminar um conceito intangível, como cultura, para práticas e políticas. Felizmente, Christina Dove fez exatamente isso durante o nosso evento, quando estabeleceu um elo entre saúde e cultura digital. Por meio de comunicação proativa e liderança, os empregadores podem construir um ambiente em que a saúde e o bem-estar são os principais aspectos dos funcionários, o que, por sua vez, promove uma cultura em que as pessoas são importantes.
7. A maior barreira à saúde digital é o acesso à saúde digital
Se a tecnologia está presente e a saúde digital foi apresentada, ainda existe o problema de efetivá-la. Esse tem sido o entrave dos programas de saúde digital e é o grande responsável pelo descarte da saúde digital como a próxima grande novidade que nunca se concretiza. Mas, como o Dr. Nick van Terheyden expôs em nosso bate-papo, a lenta adoção da saúde digital não tem nada a ver com sua utilidade e, sim, tudo a ver com a disponibilidade. Durante anos, a saúde digital não conseguiu se firmar porque era uma opção tardia ou secundária para os cuidados pessoais. Agora, com o pivô em massa para conexões remotas, empregadores, prestadores de serviços de saúde e pacientes estão finalmente se voltando para a saúde digital como uma solução importante.
8. Melhores sistemas igual a melhores cuidados
Os sistemas de saúde são exatamente isso, sistemas, e para melhorar um sistema, você não pode se concentrar em apenas um componente. É por isso que a promessa da saúde digital é tão atraente; melhora a experiência do paciente durante toda a jornada. Como observa Denise Silber, a telemedicina economiza tempo, facilita o tratamento e reduz o estresse e as ineficiências no atendimento. Esse processo seguro e simplificado é um benefício em condições normais, mas é absolutamente essencial em uma pandemia.
9. Saúde mental é uma parte essencial do bem-estar
Em 2020, nenhum programa de bem-estar dos funcionários se concentra exclusivamente na saúde física. Como mostra a pesquisa Saúde sob Demanda, quase metade (48%) dos tomadores de decisão seniores deseja aconselhamento em saúde mental por meio de bate-papo por vídeo, e a atenção ao bem-estar mental só aumentou desde que a pandemia da covid-19 deixou milhões em todo o mundo estressados, sobrecarregados e isolados das redes de suporte tradicionais. Donna K. Lencki abordou isso durante nosso bate-papo, apontando que a liderança precisa continuar priorizando a saúde mental para apoiar os trabalhadores.
10. Não se esqueça que a saúde é sobre pessoas
No final do dia, a assistência médica é pessoal e os empregadores devem reconhecer isso. Mesmo que a saúde digital leve a maior eficiência e custos mais baixos, é importante que as organizações continuem focadas no que isso significa para as pessoas. Tamara McCleary falou sobre isso durante nosso bate-papo, quando ela apontou que as pessoas – especialmente agora – precisam de benefícios que lhes deem acesso aos cuidados de que precisam, dia após dia. Não há métrica melhor para o sucesso do que isso.
Link original: http://www.mercermarshbeneficios.com.br/capital-intelectual/news/observacoes-sobre-saude-digital-durante-e-apos-a-pandemia.html