Confira o relatório deste mês da UBS Brasil, que fala, em resumo, da estratégia do Brasil para lidar com a pandemia do coronavírus, suas consequências econômicas e políticas e ideias de investimento. Dentre os pontos levantados estão:
• A estratégia do Brasil para lidar com a pandemia do coronavírus foi equivalente a uma bazuca fiscal. Inspirado na resposta do governo nos EUA, o Congresso Brasileiro aprovou, em tempo recorde, um “orçamento de guerra”. A resposta fiscal do governo brasileiro tem como foco a transferência de renda para as famílias.
• Há duas consequências dessa estratégia. A positiva é que a recessão provavelmente será mais suave do que deveria ser. A previsão de consenso do mercado é que o PIB encolherá 5% este ano, enquanto o FMI previu uma queda de cerca de 9% no início do processo.Do lado negativo, a relação dívida-PIB do Brasil, que já era alta, provavelmente aumentará em até 10ppt, chegando a quase 97%.
• O governo federal decidiu transferir a responsabilidade para os envolvidos em negociações políticas com o Congresso. A equipe econômica não estará envolvida diretamente nas negociações, e o núcleo político do ministério estará no comando.
• Acreditamos que esse novo arranjo pode funcionar bem, assumindo que as reformas econômicas sejam priorizadas e que as regras fiscais sejam respeitadas.
• Nesse ambiente, recomendamos manter a exposição a risco menor especialmente nos ativos de renda fixa. Em nossas ideias de investimento doméstico para o Brasil, mantemos títulos indexados à inflação e títulos de taxa pós-fixadas como menos preferidos; ativos globais como mais preferidos; e ações, títulos préfixados, fundos multimercados e fundos imobiliários em ponto neutro.
Faça download do arquivo completo aqui.