Tudo o que diz respeito a uma empresa familiar tem inevitavelmente um caráter pessoal. Isso vale tanto para as decisões tomadas pelos líderes quanto para os objetivos que eles perseguem e o legado que deixam para as gerações seguintes. Administrar uma empresa familiar exige, portanto, um equilíbrio entre imperativos de negócios, vínculos emocionais e valores pessoais da família.
Buscamos imprimir essa abordagem pessoal também nesta nova edição da nossa publicação NextGen, que extrai insights de uma pesquisa realizada com quase mil integrantes da próxima geração de líderes de empresas familiares em todo o mundo, 41 deles no Brasil. O objetivo foi ajudar a traçar um panorama do que esses jovens precisam para alcançar o sucesso em sua carreira dentro e fora da empresa.
Os resultados foram surpreendentemente uniformes entre indústrias e continentes.
A futura geração de líderes afirma que está profundamente comprometida com a empresa familiar e tem ambições elevadas para ela, mas enfrenta barreiras ao tentar provar seu valor como agente de mudança. Esses obstáculos são confirmados pelas informações que capturamos na nossa pesquisa sobre a geração atual de líderes: eles não estão convencidos de que os NextGens estejam prontos para assumir o comando dos negócios.
Nas próximas páginas, apresentamos os dados mais relevantes da pesquisa e fazemos recomendações para os NextGens, com foco na maneira como eles desejam contribuir para os negócios da família. Em nossa opinião, o impacto desses futuros líderes será cada vez mais percebido à medida que eles conquistem sua licença para operar no círculo de decisão dos negócios da família.
Para download da publicação em português, clique: https://1drv.ms/u/s!Aq_BfPVOETvLgsdhTh4Mux5tuqWJGA?e=uu6v38
Fernando Alves
Sócio-presidente
PwC Brasil
Carlos Mendonça
Sócio e líder de Serviços para Empresas Familiares
PwC Brasil