5 segundas-feiras, dias: 10, 17, 24 e 31/05 e 07/06
Horário: das 18h30 às 20h30, via Zoom.
Vagas limitadas!
Investimento: R$ 1.000,00 por pessoa.
*Programa exclusivo para Associados FBN.
Programação: Dia 10 de maio – segunda-feira
18h30 às 18h45 – Abertura FBN com Sara Hughes, Presidente do Conselho de Administração da FBN Brasil
18h45 às 19h25 – PAINEL 1: Aliança FBN x United Nations (UNCTAD) – Pledge
Palestrante: Andrew Bryson, FBN-international
19h30 às 20h00 – DINÂMICA DE GRUPO – ESG nas empresas familiares: a metade cheia do copo
Facilitador: Kalil Cury Filho, Partner Desenvolvimento
20h00 às 20h30 – PAINEL 2: Pacto Global e ODS
Palestrante: Carlo Pereira, Rede Brasil do Pacto Global
Dia 17 de maio – segunda-feira
18h30 às 18h45 – Abertura do dia
18h45 às 19h15 – PAINEL 1: Family Business Survey 2021 – ESG nas empresas familiares
Palestrante: Maurício Colombari, sócio PwC Brasil
19h15 às 19h45 – plenária para compartilhar entendimento dos grupos – diferentes perguntas para cada grupo
Facilitador: grupo de curadoria e Silvia Pedrosa, Superintendente FBN Brasil
19h45 às 20h30 – PAINEL 2: O olhar do mercado: quais os critérios levados em conta para avaliar empresas em relação à ESG
Palestrante: Fábio Alperovitch, FAMA Investimentos
Dia 24 de maio – segunda-feira
18h30 às 18h35 – Abertura do dia
18h35 às 19h15 – PAINEL 1: Propósito, cultura, legado
Talk show: Kalil Cury Filho, Partner Desenvolvimento entrevista Dario Guarita, Amata
19h15 às 19h30 – Abertura para perguntas da plateia
19h30 às 20h15 – PAINEL 2: Case Movida – case + perguntas
Palestrantes: Fernando Simões, Bemtevi Investimento Social e Renato Franklin, Movida
20h15 às 20h30 – Rodada em plenária: o que mais te tocou no dia de hoje e o que você consegue implementar/tangibilizar?
Dia 31 de maio – segunda-feira
18h30 às 18h35 – Abertura do dia
18h35 às 19h15 – PAINEL 1: Negócios e investimentos de impacto
Palestrantes: Célia Cruz, ICE – Inovação em Cidadania Empresarial e Carla Duprat, Instituto InterCement
19h15 às 19h45 – tbc: perguntas formuladas em breakout rooms
19h45 às 20h15 – PAINEL 2: Case Vedacit
Palestrantes: Karin Baumgart Srougi, Grupo Baumgart e Marcos Bicudo, Vedacit
20h15 às 20h30 – Interação entre participantes & facilitador
Dia 7 de junho– segunda-feira
18h30 às 18h35 – Abertura do dia
18h35 às 19h15 – PAINEL 1:Economia regenerativa e colaborativa
Palestrantes: Beatriz Pacheco, Lilás Desenvolvimento Organizacional e Kalil Cury Filho, Partner Desenvolvimento
19h15 às 19h45 – PAINEL 2: Case Positiv.A
Palestrante: Alex Seibel
19h45 às 20h30 – RETROSPECTIVA e ENCERRAMENTO
PALESTRANTES:
Sara Hughes, 2G Grupo Lwart e Presidente do Conselho de Administração da FBN Brasil.
Sara Hughes é uma americana que veio para o Brasil há 25 anos e uma apaixonada por educação, inovação e transformação. Além da graduação em pedagogia no Brasil, é economista pela Universidade da Califórnia, com MBA pela IESE School of Business, em Barcelona. Foi diretora e conselheira do Grupo Lwart e é presidente fundadora do Instituto LideraJovem, organização da sociedade civil (OSC) que atualmente mobiliza, por meio de projetos, 1.500 jovens por ano, impactando 20 mil pessoas. Em 2008 fundou uma escola inovadora e bilíngue no Brasil, a FourC Bilingual Academy, onde atua como Diretora Geral. Em 2016, criou com seu sócio a Scaffold Education Ltda., empresa de tecnologia aplicada à aprendizagem dentro das corporações e escolas, atuando como CEO. Sara ainda faz trabalhos voluntários, ministra palestras e atua em comitês sobre assuntos relacionados a famílias empresárias, empreendedorismo, inovação e educação para o século 21 voltado para pais e corporações. Atualmente exerce o cargo de presidente do FBN (Family Business Network-Brazil) e participa ativamente no IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa).
No lado sociedade e educação ela é Presidente Creche e também é presidente há 6 anos da Creche Monteiro Lobato, em Bauru, instituição onde atua há 18 anos. É integrante do Grupo Mulheres do Brasil e uma das 50 fundadoras do Fundo Dona de Mim. Sara também é uma das associadas ao BR Angels e, em Bauru faz parte do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico) na área da Educação. Já no município de Lençóis Paulista é suplente no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança).
Andrew Bryson, FBN-international
As FBN International’s Head of Business Transformation, Andrew leads organization’s sustainability and digitalization initiatives. Andrew has been a part of FBN since 2014, first as a founding member of the Polaris Committee and, in 2019, helping FBN renew its purpose and visual identity.
A US national, Andrew holds a Master of International Development from the University of Pittsburgh. He started his career as Executive Director of the Milarepa Fund, a non-profit that promoted youth involvement in social change. He then worked at Saatchi & Saatchi in both the US and Asia where, as Director of Transformation, he led the agency’s transformation and purpose initiatives. Most recently, he was the Managing Director at several tech start-ups, including Inmoji, a mobile messaging and client engagement platform.
Kalil Cury Filho, Partner Desenvolvimento
Kalil Cury Filho é engenheiro civil, graduado e com mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pela Harvard Business School-Boston/EUA. Foi professor da Escola de Engenharia Mauá na disciplina Construção Geral e Pesada do curso para engenheiros civis.
Desde 1975 atua na área de grandes projetos de infraestrutura, como energia, transportes, saneamento e telecomunicações, com foco nas parcerias nacionais e internacionais entre o setor público e o setor privado para investimento, implantação e operação de grandes empreendimentos.
Há 8 anos se dedica prioritariamente às questões do desenvolvimento sustentável nos negócios e na economia, prestando consultoria a empresas e instituições privadas em parceria com o Prof. Pavan Sukhdev e a empresa GIST Advisory (Gland, Suíça e Mumbai, Índia).
Trabalhou como executivo de grandes empresas de engenharia, tendo atuado, no Brasil e no exterior, nas áreas de engenharia e desenvolvimento de negócios, estruturação financeira de projetos e relacionamento institucional.
Carlo Pereira, Rede Brasil do Pacto Global
Químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ele tem MBA em Sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg (Alemanha) e especialização em International Leadership Training pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Tem mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por inúmeros setores de empresas brasileiras.
Nos últimos quatro anos, Carlo foi gerente corporativo de Sustentabilidade da CPFL Energia e representou a empresa no Comitê Brasileiro do Pacto Global. A experiência em questões climáticas o credenciou para coordenar o Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global entre 2015 e 2017.
Maurício Colombari, sócio PwC Brasil
Sócio da PwC Brasil, líder da área de sustentabilidade e responsável por projetos referentes à asseguração de informações ambientais, sociais e de governança corporativa em reportes como relatórios de sustentabilidade e de mudanças climáticas.
Participação ativa das discussões internacionais quanto às especificações e diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC), tendo atuado na Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado.
Na área de Risk Assurance, conduz projetos envolvendo governança, riscos, controles internos de empresas multinacionais e familiares.
Maurício ingressou na PwC em 1992 no escritório de São Paulo. Fez intercâmbio profissional no escritório da PwC em Zurich, na Suíça, e passou pelos escritórios regionais de Campinas e Porto Alegre.
Fábio Alperovitch, FAMA Investimentos
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School.
Iniciou sua carreira na Procter & Gamble e fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG. Desde o início, o fundo gerido pela FAMA Investimentos acumula um retorno de 21% ao ano. A FAMA Investimentos é certificada como “B Corp”.
No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da WWF Brasil, da GRI Brasil do Capitalismo Consciente Brasil e do Museu Judaico. É também membro do grupo de trabalho do TNFD.
Foi membro do Conselho de Administração de diversas companhias de capital aberto. Possui a certificação CFA – Chartered Financial Analyst
Fernando Simões, Bemtevi Investimento Social
Bacharel em direito pela UMC, Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pela Schumacher College e Certificação Internacional em Negócios Sociais pela ESPM e Yunus Social Business, com MBA na Fundação Dom Cabral. Atuou por 10 anos na Simpar (ex – JSL S.A.), passando por áreas operacionais e corporativas. Atualmente é membro do Conselho de Administração da SIMPAR, lidera os 5 Comitês de Sustentabilidade do Grupo, membro do Conselho Consultivo da Black Jaguar Foundation, membro do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil e é Sócio-Diretor na Bemtevi Investimento Social.
Renato Franklin, Movida
Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA em Finanças pelo IBMEC, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FDC e INSEAD/França, e Liderança Executiva pelo IMD (Institute of Management Development) / Suíça. No período de 2010 a 2013, trabalhou como Gerente Geral na VALE S.A., empresa do setor de mineração, nas áreas de Finanças, Suprimentos e Planejamento Estratégico, e no período de 2013 a 2014 trabalhou como líder da área de Suprimentos da Suzano Papel e Celulose, empresa do setor de papel e celulose. O Sr. Renato Horta Franklin foi admitido na Companhia como Diretor Executivo em maio de 2014 e em 2015 foi eleito o Diretor Presidente.
Celia Cruz, ICE – Inovação em Cidadania Empresarial
Diretora do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) desde 2012, Célia foi Diretora da Ashoka Brasil, Paraguai e Canada e Managing Director da Ashoka Global Fellowship (2002-2011). Célia trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS, 2000-2002) no tema fundações comunitárias. Criou a empresa de consultoria em captação de recursos, Philantropics em 1994 e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da EAESP/FGV (1994 a 2000). Célia é graduada em economia pela FEA/USP e tem seu mestrado pela EAESP/FGV com intercâmbios na ESSEC, France e York University, Canadá. Célia é co-autora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, 2000.
Carla Duprat, Instituto InterCement
Diretora Executiva do Instituto
InterCement desde 2015. Sob sua gestão, o Instituto incorpora os negócios de impacto como estratégia de redução da pobreza, com foco em cadeias produtivas de biomassa, micro-crédito para empreendedores e moradia de baixa renda.
Foi Diretora de Sustentabilidade do Grupo Mover entre 2007-2015 e anteriormente atuou no terceiro setor como Diretora-fundadora do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social até 2006.
É formada em ciências políticas e estudos internacionais pela Universidade de Warwick, Inglaterra, e tem MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo.
É membro do Conselho Fiscal da Synergos Brasil e Instituto Superior de Ensino; membro do Conselho Consultivo da Fundación Loma Negra, Instituto Jatobás, AFESU e da nova organização social, Meu Futuro Digital.
Carla é casada e tem quatro filhos.
Karin Baumgart Srougi, Grupo Baumgart
Karin tem duas décadas de experiência de trabalho em conselhos de organizações com e sem fins lucrativos. É atualmente participante do Conselho de Administração e membro do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart. Também é investidora em negócios de impacto desde 2015.
Foi fundadora e hoje preside o Conselho Deliberativo do Instituto Vedacit, e é Conselheira do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), do Instituto Center Norte e do Instituto Criança é Vida.
Karin trabalhou como gerente e depois diretora comercial do Expo Center Norte (2002 a 2012), quando também fundou e dirigiu a ONG Educando para o Futuro (2003 a 2007). Foi ainda Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Baumgart (2017 a 2020).
Formada em Direito, tem especialização em Marketing pela University of Chicago e especialização em Responsabilidade Social Corporativa pela FGV (EAESP) e pela USP (CEATS/FIA). É conselheira certificada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Marcos Bicudo, Vedacit
CEO da Vedacit, empresa de soluções para impermeabilização para construções do Grupo Baumgart desde setembro de 2017. Antes e desde 2013 estava como CEO da Masisa , empresa líder na América Latina em painéis de madeira para indústria de móveis. Foi também CEO da Amanco no Brasil entre 2005 e 2009 e da Philips para a América Latina entre 2009 e 2012. Atualmente colabora com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS – como Presidente do Conselho de Administração desde 2008 e também atua no Conselho Consultivo na Bombril desde 2016.
Bicudo é paulistano, formado em Administração de Empresas pela PUC – São Paulo e possui estudos de pós-graduação em várias universidades, como Kellogg, Insead, McGill, Harvard Business School (PMD72) e Universidade de Cambridge.
Beatriz Pacheco, Lilás Desenvolvimento Organizacional
Movimentar para transformar! Pessoas, organizações e sociedade! Mais conscientes, saudáveis e responsáveis!
São quase 30 anos de experiência profissional em Recursos Humanos e Sustentabilidade. Como executiva trabalhei na Unilever, Banco Real ABN AMRO Bank e Porto Seguro. Como consultora conduzi projetos em organizações dos mais diversos portes, segmentos de atuação e culturas organizacionais.
Psicóloga pela USP e mestre em Administração com ênfase em Sustentabilidade pela Universidade de Bath, Inglaterra.
Formação como conselheira de administração pelo IBGC; consultoria pela Adigo; facilitação de grupos pelo Instituto Pichon-Riviére e coaching pelo Instituto EcoSocial.
Membro das Comissões de Pessoas e de Sustentabilidade no IBGC, onde também é coordenadora do curso “ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação”, voltado para acionistas, conselheiros e altos executivos.
Alex Seibel, Positiv.A / Apolo Energia / ARCAH e Positive Ventures
Empreendedor de negócios que promovem benefícios socioambientais e acredita na força dos negócios para reequilibrar a relacão entre natureza e sociedade. É fundador e presidente da POSITIV.A, fundador e Sócio-Fundador da Apolo Energia, Fundador e Presidente do Conselho Consultivo da ARCAH e Sócio da Positive Ventures. Participa também como conselheiro no Sistema B Brasil e no Instituto Akatu.
Graduado em Administração em 2008, Alex trabalhou no mercado financeiro e nos negócios de sua família durante 4 anos, passando pelo setor imobiliário e varejista. Em 2012 entrou para a Empório Body Store, atuante no segmento de cosméticos que em 2013 concluiu uma joint venture com a inglesa The Body Shop. Atuou como Diretor da marca no Brasil e através dessa experiência, entrou em contato com a história de sua fundadora Anita Roddick, que mudou radicalmente a forma como ele olhava para o mundo empresarial. Passou a ver que os negócios poderiam ser organizações fundamentais na transformação positiva social e ambiental e iniciou a partir dessa experiência uma busca por alinhar sua nova filosofia com a prática.
A partir desta busca, iniciou sua trajetória no mundo da filantropia e dos negócios de impacto.
Em 2013, ajudou a fundar a ARCAH, organização sem fins lucrativos, que resgata pessoas em situação de rua através de um modelo sistêmico inspirado na permacultura.
Em 2015, após mergulhar profundamente no tema da permacultura e economia circular, fundou a POSITIV.A, empresa que se propõe a conscientizar as pessoas através de duas unidades de negócio: uma linha completa de produtos de limpeza e uma consultoria de soluções ambientais.
Em 2017, seu amigo de longa data e grande conhecedor do setor de energia lhe convidou a participar de um novo empreendimento chamado Apolo Energia, atuante no mercado de geração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis.
Em 2018, foi convidado a participar da Positive Ventures, uma VC que investe em negócios de impacto que usam tecnologia para escalar soluções socioambientais disruptivas.