Cenários de descarbonização: oportunidades e incertezas da precificação de carbono
TecnologiaCom o objetivo de orientar os negócios para tomada de decisões alinhadas com os desafios da transição para uma economia de baixo carbono, modelamos neste estudo volumes e preços dos instrumentos de precificação de carbono até 2050, considerando cenários estabelecidos pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).
Foram mapeados e analisados os instrumentos de precificação globais em operação em mercados regulados, incluindo sistemas de comércio de emissões (emission trading systems – ETS, em inglês) e taxas sobre o carbono, além do potencial de crescimento do mercado voluntário.
Os avanços regulatórios globais também foram modelados, já que são um importante direcionador do volume de emissões precificadas globalmente, com expectativa de regras cada vez mais restritivas e aumento da cobertura de emissões precificadas em vários países.
Além do volume de emissões, foi modelada a elasticidade de preço por meio da análise do seu comportamento histórico em diferentes países, considerando a efetividade dos mercados de carbono e o estágio de desenvolvimento do país.
Confira material completo aqui