Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027

Tecnologia

Tempo de redefinir expectativas, fortalecer a operação e impulsionar o crescimento

Em muitos aspectos, 2022 foi um ano desafiador para a indústria de entretenimento e mídia (E&M). Enquanto a economia no Brasil e no mundo tentava retornar à normalidade, o ecossistema de E&M sofreu uma série de reconfigurações, algumas delas bastante intensas.


A queda dos mercados de ações, o aumento das taxas de juros e a desaceleração do ritmo de crescimento pós-pandemia resultaram em taxas de expansão mais lentas do que em 2021. Ainda assim, a receita total do setor aumentou 7% no Brasil e 5,4% no mundo em 2022. Em meio a mudanças e disrupções constantes, a indústria reavaliou suas estratégias, priorizou as operações essenciais e revisou algumas premissas.

Nesta edição anual da nossa pesquisa, que analisa 13 segmentos de E&M em 53 territórios, projetamos um crescimento contínuo da indústria ao longo de um período de cinco anos e estimamos que a receita do setor atingirá US$ 41,3 bilhões no Brasil em 2027, sendo quase metade desse valor relativo a serviços de acesso à internet.

No mundo, as receitas alcançarão US$ 2,8 trilhões, com a publicidade representando aproximadamente um terço desse montante. Apesar dos avanços gerais, antecipamos uma redução gradativa na taxa anual de crescimento da receita. Isso destaca a importância cada vez maior de identificar oportunidades de crescimento em diferentes indústrias e regiões.

Nesse cenário, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), assume um papel ainda mais importante no impulso aos setores de E&M. Durante anos, a narrativa predominante na indústria foi a da transição tecnológica rumo ao ambiente digital e móvel. Contudo, a IA se destacou muito rapidamente como protagonista, abrindo novos caminhos para a produtividade e a inovação criativa. Os líderes precisam reconhecer e explorar o potencial transformador da IA, sob a liderança dos talentos humanos, para renovar e impulsionar o crescimento.

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