Covid-19: Repercussões nos seguros de risco de crédito e garantias, por Marsh Brasil

Ainda que os analistas esperassem que os efeitos econômicos se limitariam ao primeiro trimestre de 2020, a princípio, parece que a covid-19 terá um impacto mais duradouro. No início de março, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) advertiu que um surto prolongado e intenso nas regiões Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte poderia reduzir o crescimento global em 1,5% em 2020, partindo das previsões anteriores ao surto de 2,9%. Mesmo sem a pandemia, a OCDE revisou as previsões de crescimento global para 2,4% em 2020.

A pandemia de covid-19 e os esforços para conter sua propagação estão interrompendo a atividade econômica. Com fortes implicações para os mercados de crédito comercial, risco político e seguros de garantia, parece que muitas das maiores economias do mundo serão afetadas, o que representa riscos para o comércio global e as operações comerciais.

Esta interrupção na produção poderá gerar menos ganhos de receita, o que corresponde a margens de lucro mais baixas nos setores automotivo, têxtil e químico que, provavelmente, sejam os mais afetados inicialmente. É provável que as companhias aéreas, transportadoras e operadoras de viagens também experimentem desafios do lado demandante, à medida que viagens internacionais e nacionais desaceleram.

Os segurados devem poder apresentar suas reclamações por perdas relacionadas à covid-19 com base em uma apólice de crédito comercial, se não houver violação das cláusulas previamente estipuladas. Como a causa imediata da perda é inadimplência ou não pagamento, a cobertura não considera a causa subjacente da perda, se não for excluída.

Para aqueles com interesses comerciais em locais severamente afetados, há várias recomendações, como as seguintes:

Monitore ativamente a situação
Adote uma abordagem cuidadosa para exportar para o local e revise os contratos atuais
Esteja preparado para as solicitações de informação específica das seguradoras sobre quaisquer fundos pendentes para bens ou serviços vendidos em risco com base nesse local, juntamente com instruções para evitar o envio, se os portos começarem a atingir a capacidade
Avalie, antes que uma remessa potencialmente segurável seja feita, se as condições no solo seriam tão impactantes que a perda seja previsível e se está exercendo o devido cuidado e diligência
Seguir esses passos e as ações adequadas de mitigação do risco de continuidade comercial ajudarão sua empresa a ser mais resistente aos efeitos econômicos da covid-19.

Ainda que estejam cobertas por uma apólice de crédito comercial, as doenças transmissíveis, como a covid-19, podem ser difíceis de modelar ou prever. No entanto, para qualquer empresa que vende em conta aberta e/ou possui ativos no exterior, essa cobertura faz parte de uma estratégia de gestão de riscos mais ampla e proativa.

Para mais informações sobre os riscos e como a pandemia pode impactar seus negócios, fale com um representante da Marsh Brasil.

Link oficial: https://www.marsh.com/br/insights/research/covid-19-repercussoes-nos-seguros-de-risco-de-credito-e-garantias.html

Veja também:

Nossa Agenda

Confira os próximos eventos!

Programação com atividades para toda a família.